A ciência de dados na contabilidade chegou para transformar a rotina dos contadores e abrir espaço para novas oportunidades de negócio.
Estamos falando de um trabalho de inteligência, inclusive artificial, que extrai, trata e transforma dados desconexos em informações estratégicas.
Quer saber como funciona a ciência dos dados na contabilidade?
Então, acompanhe os tópicos a seguir.
O uso da ciência de dados na contabilidade
A ciência de dados na contabilidade consiste na análise, tratamento e interpretação de dados econômicos, financeiros, contábeis e fiscais, visando a extrair informações e insights sobre diversos aspectos do mercado.
Com a transformação digital, dados estruturados e não estruturados são produzidos em quantidade e velocidade jamais vistas.
Curtidas em redes sociais, sinal de GPS, pesquisas na web, compras online e diversos outros registros resultam no chamado big data.
Big data é o termo usado para definir a captação e o armazenamento, em nível global, desse grande volume de dados produzidos pelos usuários da rede.
Representa a grande fonte de “matéria-prima” para a ciência de dados na contabilidade, que usa diferentes técnicas para manipular e transformar os dados embaralhados em informações úteis à tomada de decisões.
Não por acaso, a profissão de cientista de dados é uma das mais demandas da atualidade por empresas dos mais diferentes setores.
É o profissional que, dentre outras funções, cria algoritmos, sistemas e processos robotizados que buscam eficiência e produtividade.
No contexto da contabilidade, trata-se de uma área do conhecimento que une matemática, estatística, programação e inteligência artificial para analisar tendências, descobrir padrões e traçar cenários.
Como usar dados na contabilidade
Vimos que o big data é composto por uma quantidade enorme de dados brutos.
Mas quantidade apenas não basta – é preciso selecionar os dados relevantes e usá-los com inteligência.
A função da ciência de dados na contabilidade é justamente garimpar o big data e produzir informações que possam ser úteis a ponto de agregar valor ao negócio do cliente.
Os algoritmos e o aprendizado de máquina têm papel fundamental na velocidade com que esses dados são processados.
Para os profissionais de contabilidade, é a oportunidade de se desprender de atribuições repetitivas e rotineiras e focar na contabilidade consultiva.
Por meio das soluções tecnológicas que a ciência de dados pode oferecer, é possível:
- Integrar o sistema do seu escritório com o do seu cliente e criar relatórios em tempo real sobre performance e produtividade
- Implantar indicadores de desempenho (no seu escritório e nas empresas dos clientes)
- Analisar tendências de crescimento de faturamento, margem de lucro, endividamento, dentre outros indicadores
- Estabelecer objetivos e metas de crescimento e aperfeiçoamento de processos com base em feedbacks
- Criar modelo de trabalho muito mais eficiente e eficaz, reduzindo margens para erros e retrabalhos.
Vivemos a era da hiperconectividade e da informação em tempo real, e quem tem informação de qualidade tem poder de decisão.
Como a Fábrica de Contabilidade ajuda você
Você não precisa ser um cientista para se aproveitar da ciência de dados na contabilidade.
O mercado oferece soluções tecnológicas que podem ser adotadas e adaptadas à realidade de seu escritório.
Aqui na Fábrica de Contabilidade, assumimos todas as demandas operacionais do seu escritório, tornando seu dia a dia muito mais produtivo.
Dentre outros serviços, oferecemos a consultoria em Business Intelligence (BI), que visa a:
- Interpretar, de maneira fácil e prática, dados e resultados de forma simplificada
- Criar insights instantâneos por meio de dados visuais, intuitivos e de fácil compreensão.
- Simular e monitorar KPI’s, dentre outros serviços.
Através de avançados sistemas tecnológicos, prestamos a assistência que seu escritório precisa para você se tornar um contador muito mais consultivo. Agende agora mesmo um bate-papo com um de nossos especialistas e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.