Se você está interessado em adotar o onboarding de clientes em seu escritório de contabilidade, saiba que essa é uma ótima iniciativa.
Afinal, trata-se de uma estratégia eficiente de fidelização de clientes, principalmente em um ramo de atividade em que a prestação de serviços tende a ser contínua.
A gente sabe que captar clientes exige muito esforço e dedicação.
Uma vez conquistado, portanto, é preciso dedicar atenção especial para garantir a sua satisfação e permanência.
Se você quer saber como fazer o onboarding do jeito certo e garantir a fidelização de seus clientes, suba a bordo e descubra.
O que é onboarding de clientes?
Onboarding de clientes é um tipo de pós-venda, um “treinamento” cujo objetivo é explicar ao cliente os detalhes dos serviços contratados para que ele possa tirar o máximo de proveito.
Em tradução livre, onboarding significa “a bordo” ou “embarcando”.
É um conceito usado também para descrever o processo de adaptação de colaboradores recém-contratados.
Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: alinhar os interesses e as expectativas dos envolvidos (funcionário-empresa ou cliente-empresa) através de um “rito de iniciação”.
Se o cliente escolheu seus serviços, significa que sua empresa tem boa reputação e estratégias de marketing e vendas eficientes.
Mas o trabalho não para por aí.
Tão importante quanto conquistar um novo cliente é mantê-lo através da construção de uma parceria duradoura.
Como funciona o processo de onboarding de clientes na contabilidade
O onboarding de clientes é caracterizado como um período de imersão e integração pós-venda, mas o trabalho pode começar antes mesmo da assinatura do contrato.
Até porque, na fase de negociação, você precisa entender as necessidades do seu cliente e explicar a ele quais soluções seu escritório pode oferecer.
Portanto, antes de fechar a parceria, já é possível ter uma noção do que esperar da relação contratual.
De toda forma, é a partir da assinatura do contrato que o trabalho efetivamente começa.
Portanto, para não frustrar as expectativas do cliente, você deve oferecer todo o suporte necessário à compreensão e ao aproveitamento dos serviços contratados.
Pensando nisso, a Fábrica de Contabilidade promoveu um workshop sobre Gestão de Onboarding de Clientes ao vivo no YouTube.
Emanuel Cammarota, nosso Head de Gestão Contábil, explicou como construir um relacionamento próximo e duradouro a partir de processos organizacionais estruturados.
O workshop dividiu o onboarding em cinco etapas:
- Métodos de alinhamento de expectativas
- Organização do histórico de informações contábeis da empresa
- Imersão das rotinas da empresa
- Definição do checklist operacional mensal
- Acompanhamento e análises de desempenho com aplicação de soluções de BI.
Assista ao workshop na íntegra:
Importante ressaltar que os serviços contábeis obedecem a uma série de procedimentos técnicos e padronizados que devem ser seguidos à risca.
Além do mais, a legislação tributária e trabalhista é um emaranhado de regras que passa constantemente por atualizações.
São assuntos técnicos e burocráticos que nem todo empreendedor conhece detalhadamente, mas que fazem toda diferença no dia a dia do seu negócio.
Como fazer o onboarding de clientes contábeis
Para fazer um onboarding eficiente que garanta uma parceria de sucesso, você pode seguir um passo a passo como demonstrado a seguir:
1. Entenda as necessidades de seu cliente
O primeiro passo para implantar um onboarding em seu escritório de contabilidade é entender as reais necessidades do seu cliente.
Você precisa levar em consideração o tamanho da empresa, área de atuação, regime tributário, dentre outros detalhes.
Ouça com atenção os anseios do empresário e descubra se um pacote básico de serviços é o suficiente ou se ele precisa de alguma consultoria especializada.
2. Estabeleça uma comunicação clara e objetiva
Cuidado com os termos técnicos.
Ao explicar a função de cada serviço contábil oferecido, lembre-se de que a contabilidade pode não ser uma área de domínio do seu cliente.
Se fosse, talvez não precisasse dos seus serviços.
Crie uma apresentação intuitiva, com infográficos, textos curtos, metáforas e explicações didáticas.
Quanto mais seu cliente entender a importância de uma contabilidade bem organizada, mais valor dará à relação de parceria com seu escritório.
3. Alinhe as rotinas de trabalho e expectativas
Nesse caso, o onboarding trata das questões operacionais da prestação de serviços.
Você precisa alinhar com seu cliente os prazos para entregas de documentos, treiná-lo para usar as plataformas cloud computing, além de orientá-lo quanto aos prazos.
Afinal, a contabilidade tem uma série de obrigações que precisam ser cumpridas dentro do cronograma para evitar problemas futuros.
Para que sua equipe faça um bom trabalho, precisa da contrapartida do cliente para acessar toda documentação contábil e financeira.
Esse esforço geralmente é mais intenso no início, quando ainda não há um ritmo definido de trabalho.
4. Mantenha a casa em ordem
Como vimos, não basta se esforçar para conquistar novos clientes. É preciso se preocupar também com um onboarding eficiente de fidelização.
Mas para implementá-lo em sua empresa, você precisa estar com a casa em ordem, principalmente em relação às rotinas contábeis e financeiras.
Nisso, você pode contar com os serviços da Fábrica de Contabilidade.
Somos o braço direito das empresas contábeis.
Terceirizamos as rotinas contábeis de seu escritório para você se tornar muito mais consultivo e agregar muito mais valor aos seus serviços.
Conheça-nos e descubra como seu escritório pode ser muito mais produtivo.