Organograma de escritório de contabilidade: o que é, exemplo e como fazer

Se você precisa de um organograma de escritório de contabilidade, algumas referências deste artigo vão te ajudar.

Pode ser que sua empresa contábil ainda esteja na fase de planejamento.

Pode ser que tenha anos de estrada e esteja passando por uma reestruturação.

Seja qual for a situação, o organograma de escritório contábil é um instrumento essencial que faz a diferença na gestão estratégica e na entrega de resultados. 

Siga a leitura e descubra como fazer um.

O que é organograma de escritório de contabilidade?

Organograma de escritório de contabilidade é a representação gráfica da estrutura organizacional de uma empresa contábil.

Seu propósito é demonstrar visualmente, de forma clara e “desenhada”, como o escritório funciona e como os cargos se comunicam.

diferentes tipos e modelos de organogramas que podem ser usados por diferentes tipos de empresas.

Entre eles, podemos destacar:

  1. Organograma vertical
  2. Organograma horizontal
  3. Organograma circular.

Organograma vertical

O organograma vertical, também chamado de estrutura organizacional clássica, é um dos mais conhecidos.

Geralmente usado por empresas tradicionais, funciona como uma pirâmide, na qual as posições mais importantes estão posicionadas no topo.

No organograma vertical, as decisões são tomadas de cima para baixo.

Quando há problemas operacionais “de chão de fábrica”, as pessoas olham para cima em busca de solução.

Organograma horizontal

No organograma horizontal, o cargo mais alto (CEO) fica do lado esquerdo e os demais cargos, à sua direita.

Também há hierarquia, mas diferentemente do organograma vertical, os cargos e funções são posicionados lado a lado e não um embaixo do outro.

Ao suavizar as relações de comando, o organograma horizontal proporciona mais autonomia aos colaboradores, tornando a gestão mais ágil e flexível.

Organograma circular ou radial

No organograma circular, o cargo mais importante fica no centro e os demais são posicionados em torno dele.

Empresas modernas, como os escritórios de contabilidade que têm crescido exponencialmente graças à tecnologia, usam com frequência o organograma circular.

Em algumas versões adaptadas, o organograma circular coloca no centro o cliente (e não o CEO), considerando que todas as atenções da empresa devem estar voltadas a ele.

Quais setores compõem um organograma de escritório de contabilidade?

Em um organograma de escritório de contabilidade, você precisará considerar pelo menos os seguintes setores/departamentos.

1. Legal/societário

Esse é o departamento responsável por tratar dos aspectos legais e societários dos clientes.

Abertura de empresa, reorganização societária e fusões e aquisições são exemplos de serviços executados por esse setor.

Pode entrar aqui também a contabilidade consultiva em assuntos como planejamento tributário, compliance e governança.

2. Departamento Fiscal

O departamento fiscal presta basicamente uma assessoria ao cliente em serviços, como emissão de notas fiscais, escrituração contábil, entre outros.

Tem como função ainda manter o negócio do cliente em dia com o Fisco, tanto em relação às obrigações principais (pagamento de tributos) quanto acessórias (envio de relatórios e demonstrativos).

3. Departamento Contábil

O departamento contábil é o responsável pela análise das movimentações financeiras da empresa do cliente, bem como as mutações do patrimônio líquido.

Dentre outras tarefas, tem como função enquadrar a empresa nas alíquotas tributárias adequadas, conforme o volume de faturamento e o regime de tributação adotado.

4. Departamento Trabalhista

O departamento de pessoal e de RH, por sua vez, cuida das questões trabalhistas dos colaboradores de seus clientes.

Folha de pagamento, rotinas do e-Social, aviso de férias e outras funções relacionadas à equipe são de responsabilidade desse setor.

Exemplos de organograma para escritório de contabilidade

Vimos no primeiro tópico que há diferentes modelos de organograma para escritório de contabilidade, então vamos a alguns exemplos para facilitar o entendimento.

1. Modelo vertical

O organograma vertical ou clássico é inspirado nas hierarquias militares, em que a cadeia de comando segue uma ordem de cima para baixo.

2. Modelo circular (radial)

Nos modelos circulares, a ideia é horizontalizar as decisões e tornar o ambiente mais proativo.

Geralmente usado por empresas inovadoras, como as startups, estimula o autogerenciamento das equipes a partir de diretrizes determinadas pelo CEO.

No caso dos modelos circulares de organograma para escritório de contabilidade, você pode colocar também o cliente no centro, como na imagem abaixo.

Assim, com o cliente no centro das atenções, você tem:

  • Na segunda camada, o CEO e sócios engajados em definir estratégias em prol do cliente e do crescimento da empresa
  • Nas camadas seguintes, todos os departamentos, lado a lado, trabalhando com foco no cliente, conforme as diretrizes definidas pelo CEO e sócios.

Se você quiser, pode adicionar mais camadas ao organograma e criar outros departamentos, como marketing, staff, novos produtos, etc.

Como montar um organograma para escritório de contabilidade?

Um organograma para escritório de contabilidade deve ser estruturado conforme cada modelo de negócio.

Uma empresa contábil de grande porte, que oferece serviços de assessoria e consultoria contábil, certamente terá mais departamentos do que um pequeno escritório focado em compliance fiscal.

De todo modo, para fazer um organograma com a cara da sua empresa, você precisará:

1. Definir os departamentos

O primeiro passo é definir os setores/departamentos e as respectivas equipes de trabalho.

Nessa fase, pense também nas atividades que podem ser terceirizadas e automatizadas, estratégias que podem ajudar você a reduzir sua estrutura de custos.

Se for preciso, contemple no organograma do escritório um cargo especialmente dedicado à relação com terceirizados.

2. Definir a estrutura

O passo seguinte é desenhar a estrutura organizacional da sua empresa contábil. 

Será uma empresa verticalizada, com decisões tomadas de cima para baixo?

Ou horizontalizada, que estimula a integração entre equipes, a autogestão e incentiva a criatividade?

Tenha em mente que o organograma de escritório de contabilidade não é uma peça meramente decorativa.

Sua função é nortear o funcionamento da organização, de maneira a otimizar o fluxo de trabalho e a garantir eficiência e qualidade na entrega.

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