Construção da proposta de prestação de serviços contábeis: como apresentar o seu valor?

Você sabe como elaborar uma proposta de prestação de serviços contábeis? Por meio dela, consegue convencer o seu potencial cliente a contratar os seus serviços? 

Muitas vezes, os contadores se preocupam apenas em mostrar os aspectos técnicos e legais dos seus serviços. Porém, se esquecem de destacar o valor que eles podem agregar ao negócio do cliente.

Neste artigo, vamos municiar você com tudo que precisa saber sobre o assunto.

O que é uma proposta de prestação de serviços contábeis?

Uma proposta de prestação de serviços contábeis é um documento. Tem como objetivo formalizar a oferta dos seus serviços para um potencial cliente. Ela deve conter todas as informações relevantes sobre:

  • o que seu escritório pode fazer pelo cliente;
  • como será feito;
  • quanto vai custar;
  • e quais benefícios ele vai obter ao contratar os seus serviços.

A importância de uma proposta bem estruturada para transmitir valor

Uma proposta bem estruturada é aquela que consegue mostrar como os seus serviços contábeis podem resolver os problemas do cliente. Igualmente, atende às necessidades e gera resultados positivos para o negócio dele.

Ela também se distingue das demais por evidenciar seus diferenciais competitivos e sua credibilidade e criar uma conexão com o cliente.

Elementos essenciais da proposta de serviços contábeis

Uma proposta de serviços contábeis deve conter os seguintes elementos essenciais:

Apresentação da empresa

Neste aspecto, você deve apresentar elementos do escritório capazes de agregar valor à sua proposta. São eles: história, missão, visão, valores, clientes, cases de sucesso, prêmios e reconhecimentos, parceiros e certificações. 

O objetivo, portanto, é mostrar quem você é, o que faz e por que é a melhor opção para o cliente.

Descrição dos serviços oferecidos

A descrição dos serviços que você oferece envolve especificar:

  • o escopo;
  • os objetivos;
  • os benefícios;
  • as entregas;
  • as responsabilidades;
  • e as obrigações de cada parte. 

Com ela, você demonstra o principal: o que você pode fazer pelo cliente e quais resultados ele pode esperar.

Metodologia de trabalho

Você explica como você trabalha, as ferramentas e os processos? Fala sobre o sistemas, os canais de comunicação e os indicadores de qualidade e de satisfação? E quanto aos mecanismos de controle e segurança?

Se sim, sua proposta de serviços contábeis tem um elemento essencial: a metodologia de trabalho.

Cronograma e prazos

Definir o cronograma e os prazos dos seus serviços é essencial para transmitir confiança ao cliente. Afinal, é sua oportunidade de esclarecer etapas, atividades, datas, horas e responsáveis por cada ação. 

Na prática, ele verá como você organiza, planeja e executa os seus serviços. Assim, entenderá que respeita os prazos e as expectativas que ele tem sobre seu trabalho.

Valores e formas de pagamento

Por fim, você deve informar os valores e as formas de pagamento dos seus serviços. É importante detalhar custos, condições, eventuais descontos, multas, reajustes e garantias. Dessa maneira, a proposta mostra a precificação dos serviços contábeis, bem como a forma de cobrança e de recebimento. 

Dica: seja justo, claro e flexível. É uma atitude muito valorizada. 

Entendeu quais são os elementos essenciais de uma proposta de prestação de serviços contábeis? Então aprenda agora como se destacar nesse documento.

Destacando o valor nos serviços contábeis

Além dos elementos essenciais, uma proposta de prestação de serviços contábeis deve destacar o valor a agregar ao negócio do cliente. E como evidenciar o diferencial da empresa na proposta de serviços contábeis?

Identifique as necessidades do cliente

Antes de elaborar a sua proposta, você deve identificar as necessidades do cliente. Quais são os maiores problemas, dores e dificuldades do negócio? E as demandas? Colha essas informações por meio de pesquisa, entrevista, questionário ou uma conversa com ele.

A partir delas, você pode oferecer soluções personalizadas, adequadas e efetivas. Além disso, demonstrará que se importa com ele e que entende o negócio.

Apresente diferenciais competitivos

Depois de identificar as necessidades do cliente, é hora de apresentar os seus diferenciais competitivos. Quais são seus pontos fortes? Experiência, especialização ou qualidade da equipe?

Se seu escritório é moderno, valorize a tecnologia, a inovação e a agilidade. Pense também em características pessoais, como flexibilidade, disponibilidade, cordialidade, ética, responsabilidade social e ambiental.

Não se engane: tudo isso gera valor percebido pelo cliente, aumenta sua credibilidade, fortalece sua imagem e cria uma vantagem competitiva no mercado.

Consegue perceber a importância da proposta de prestação de serviços contábeis? Com as melhores práticas, você construirá um ótimo documento para seus clientes.

Melhores práticas na construção da proposta de serviços contábeis

Na elaboração de proposta de serviços contábeis, você precisa transmitir valor e se destacar da concorrência. Que tal algumas práticas que contribuem para isso?

Personalização da proposta para o cliente

Cada proposta é única. Afinal, cada cliente possui determinado perfil, preferências, necessidades e expectativas. E quais são as formas de personalizar a proposta de prestação de serviços contábeis?

Adapte o conteúdo, o formato, o layout, o tom de voz e o estilo de acordo com ele. É sua chance de criar conexão, identificação e confiança, além de demonstrar seu cuidado e seu respeito. Modelos prontos, genéricos e padronizados até economizam tempo. Contudo, podem fazer você perder o cliente, pois soam impessoais, frios e desinteressados.

Comunicação clara e objetiva

Uma comunicação clara e objetiva, com linguagem simples, direta e precisa, auxilia o potencial cliente a entender sua proposta.

Guarde os termos técnicos, jurídicos, contábeis ou estrangeiros para as conversas com seus pares. Eles podem ser desconhecidos, confusos ou ambíguos para o cliente. Ao comunicar-se claramente, você não só transmite a sua mensagem, mas também evita ruídos na relação.

Layout profissional e visualmente atrativo

Por fim, lembre-se de que as aparências importam. Um layout bem diagramado, com tipografia, cores e imagens coerentes, será percebido pelo cliente como algo profissional. Evite modelos poluídos e confusos, pois podem comprometer a sua imagem e a sua credibilidade.

Vale uma última dica: revise e aprimore constantemente a sua proposta. Ela deve estar sempre atualizada e de acordo com as normas e boas práticas do mercado. Entretanto, mesmo com as boas práticas, é preciso lidar com seus concorrentes, certo?

Lidando com a concorrência na elaboração da proposta

A apresentação de valor na proposta de serviços contábeis deve considerar sua concorrência. Para isso, separamos algumas dicas:

  • Analise o mercado para identificar lacunas, demandas, soluções e vantagens competitivas que você pode oferecer ao seu cliente.
  • Identifique pontos fortes e fracos dos concorrentes para ressaltar diferenciais, benefícios, resultados e valor na sua proposta.
  • Destaque os diferenciais competitivos da empresa. Convença, influencie e fidelize o cliente, além de aumentar as suas chances de fechar o negócio.

Que tal encorpar seus diferenciais?

Conclusão

A elaboração de proposta de prestação de serviços contábeis é uma etapa fundamental para conquistar novos clientes e aumentar sua rentabilidade. Ela deve ser bem estruturada e transmitir valor para que você se destaque da concorrência.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Aplique as nossas dicas na sua próxima proposta. Conte conosco!

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