Descomplicando a gestão financeira de uma empresa contábil

A gestão financeira de uma empresa contábil envolve planejamento, organização, controle e análise das movimentações das finanças. Por isso, ela é fundamental para garantir a lucratividade e o crescimento sustentável do negócio.

No entanto, muitos gestores contábeis enfrentam desafios na hora de gerenciar esse aspecto. Falta de tempo, de conhecimento e de controle sobre receitas e despesas são apenas alguns.

Mas como otimizar a gestão de receitas e despesas em um escritório contábil? Quais são as melhores práticas para elaborar um planejamento financeiro eficiente? Vamos responder às principais questões sobre o tema. Acompanhe!

Estratégias de finanças para escritórios contábeis

Uma das primeiras etapas para descomplicar a gestão financeira é definir e implementar algumas estratégias de finanças para escritórios contábeis. Elas ajudam a otimizar as receitas e despesas, bem como o fluxo de caixa do seu escritório. 

Melhores práticas para a gestão de receitas e despesas

As receitas e despesas são os principais componentes do planejamento financeiro em empresas de contabilidade (e de qualquer atividade econômica). É preciso ter um controle rigoroso sobre elas para evitar prejuízos e garantir a lucratividade do negócio.

Algumas das melhores práticas para a gestão de receitas e despesas são:

Entendeu como otimizar a gestão de receitas e despesas em um escritório contábil? Não se esqueça também do fluxo de caixa.

Estratégias para otimizar o fluxo de caixa

O registro das entradas e saídas de dinheiro do caixa em um determinado período é um dos principais indicadores de saúde financeira

Para otimizar o fluxo de caixa, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro e projetar receitas e despesas futuras. Além disso, considere também:

  • fazer uma gestão de estoque;
  • efetuar um controle financeiro em empresas de contabilidade;
  • construir uma reserva de emergência para enfrentar imprevistos e crises;
  • e realizar uma gestão de clientes, com boas práticas de cobrança dos inadimplentes.

Orçamento e planejamento financeiro

Além dessas estratégias de finanças para escritórios contábeis, o contador descomplica a gestão com o orçamento e o planejamento financeiro. Estes são dois instrumentos que vão te ajudar a definir e alcançar os objetivos financeiros do seu escritório. Igualmente, possibilitam monitorar e avaliar os resultados obtidos.

A importância do orçamento para a estabilidade financeira

Uma estimativa correta das receitas e despesas do escritório em determinado período serve para estipular metas e limites para movimentações financeiras. Dessa forma, assegura-se a estabilidade financeira da empresa.

Com o orçamento, você terá uma visão geral, detalhada, comparativa e estratégica das finanças da empresa. Em outras palavras, conseguirá analisar cada item e constatar se está adequado aos objetivos do negócio. Verifique então se há divergências ou inconsistências entre o planejado e o realizado. Assim, implemente ações que visam à estabilidade financeira do escritório.

Passos práticos para criar um planejamento financeiro eficiente

Você consegue definir e executar as ações para alcançar os objetivos financeiros do escritório, com base no orçamento e no fluxo de caixa? Se sim, seu planejamento está bem elaborado. Lembre-se de que ele deve ser realista, flexível, mensurável e participativo.

Se não, quais são as melhores práticas para elaborar um planejamento financeiro eficiente? Veja a seguir:

  1. Definir objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.
  2. Analisar a situação financeira atual do escritório.
  3. Identificar oportunidades e ameaças do mercado, bem como forças e fraquezas do escritório (análise SWOT).
  4. Definir as estratégias de finanças para escritórios contábeis conforme a análise SWOT.
  5. Definir as ações de acordo com as estratégias.
  6. Executar as ações seguindo o planejamento.
  7. Avaliar os resultados, comparando o planejado com o realizado.

Controle financeiro em empresas de contabilidade

Para descomplicar a gestão financeira de uma empresa contábil, é essencial ter um controle eficaz. Ele permite acompanhar e gerenciar as movimentações financeiras do escritório de forma simples e prática. 

Para isso, é preciso contar com ferramentas e softwares adequados e utilizar indicadores financeiros.

Ferramentas e softwares recomendados para o controle financeiro

Você já sabe que existem muitas soluções tecnológicas que automatizam e integram as atividades do escritório – inclusive as financeiras –, certo? As ferramentas e os softwares facilitam: 

  • o controle e a projeção do fluxo de caixa;
  • o registro e a categorização das receitas e despesas;
  • a emissão e o recebimento de notas fiscais e boletos;
  • a gestão de estoque, clientes, colaboradores e indicadores.

ERPs, CRMs e Sistemas de BI (Business Intelligence) são algumas ferramentas de software recomendadas para gestão financeira em escritórios contábeis. Elas abrangem diversos aspectos do negócio, mas há também aquelas específicas para as finanças.

Com os sistemas, é possível aprimorar a contabilidade financeira como um todo. Outro ponto que cumpre o mesmo objetivo é o uso de indicadores.

Como utilizar indicadores financeiros para monitorar o desempenho?

Os indicadores financeiros são medidas que mostram o desempenho da gestão financeira de uma empresa contábil em diferentes aspectos. Entre eles, lucratividade, rentabilidade, liquidez, endividamento e capital de giro.

Mas por que os indicadores são importantes para o orçamento e o planejamento financeiro? Por que devem ser empregados para uma gestão eficaz das finanças na contabilidade? Em especial, porque possibilitam:

  • definir e acompanhar as metas financeiras da empresa;
  • avaliar a situação financeira atual da empresa e o desempenho das finanças;
  • comparar o desempenho financeiro do escritório com o de seus concorrentes; 
  • e tomar decisões financeiras assertivas, baseadas em dados confiáveis e atualizados.

Portanto, escolha os indicadores financeiros mais relevantes conforme seus objetivos e suas estratégias.

Colete e organize os dados financeiros para o cálculo dos indicadores. A seguir, analise e interprete os resultados obtidos para agir sobre eles. Dessa forma, o gestor contábil implementa ações que visam a melhorar o desempenho financeiro do escritório.

Ainda assim, será preciso enfrentar desafios para fazer uma boa gestão financeira de uma empresa contábil. Você sabe como lidar com a sazonalidade nas finanças de um escritório de contabilidade?

Desafios e soluções para a sazonalidade nas finanças

Um dos maiores desafios para a gestão financeira de uma empresa contábil é lidar com a sazonalidade nas finanças. Isso significa atuar com variações no faturamento e no lucro que ocorrem ao longo do ano devido a fatores externos. Entre eles, estão as demandas dos clientes, a concorrência e a legislação.

A sazonalidade gera dificuldades para:

  • planejar e controlar o fluxo de caixa;
  • manter a estabilidade financeira;
  • e investir no crescimento do escritório.

E como lidar com ela para manter o controle financeiro em empresas de contabilidade? Pense em diversificar os serviços contábeis, oferecendo soluções que atendam às necessidades dos clientes em diferentes épocas do ano.

Além disso, busque captar novos clientes e fidelizar os antigos. Com isso, garanta uma carteira sustentável, negocie com seus fornecedores e ajuste os custos e as despesas.

Por fim, crie uma reserva sazonal, guardando uma parte do lucro dos meses de alta demanda para cobrir os outros meses.

Assessoria especializada para seu escritório de contabilidade: entre em contato conosco e conquiste mais clientes!

Conclusão

A gestão financeira de uma empresa contábil é um assunto complexo, que envolve diversos fatores e desafios. No entanto, é possível descomplicar essa área. Adote algumas estratégias que vão te ajudar a melhorar o desempenho financeiro do seu escritório.

Quer saber mais sobre gestão contábil? Continue acompanhando o nosso blog!

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.