O marketing contábil é uma ferramenta fundamental para lidar com um mercado tão dinâmico e competitivo como o da contabilidade no Brasil.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem mais de 500 mil profissionais e 80 mil organizações contábeis registrados no país.
Além disso, a demanda por serviços contábeis é crescente, tanto por parte de empresas quanto de pessoas físicas.
Já pensou em como se manter competitivo no mercado contábil? Com boas estratégias de marketing para contabilidade.
Vamos conhecer algumas?
O que é marketing contábil?
Marketing contábil é o conjunto de estratégias e ações que visam promover e valorizar os serviços prestados por um contador ou uma empresa contábil.
O objetivo é aumentar a visibilidade, a reputação e a credibilidade do profissional ou da organização no mercado. Isso acaba gerando mais oportunidades de negócios e fidelizando os clientes.
As estratégias de marketing para contabilidade não se resumem a fazer propaganda ou divulgar preços.
Elas envolvem entender as necessidades, os desejos e os problemas dos clientes. Assim, é possível oferecer soluções personalizadas e de qualidade, criar relacionamentos duradouros e satisfazer as expectativas.
Vantagens do marketing para contabilidade
Investir em marketing para contabilidade traz diversos benefícios para o contador ou a empresa contábil, tais como:
Seja visto para ser lembrado
Uma das principais vantagens do marketing para contadores é aumentar a visibilidade do profissional ou da organização no mercado.
Isso significa estar presente nos canais de comunicação que os clientes potenciais utilizam. Marque presença via redes sociais, sites, blogs, e-mails, entre outros.
Ao criar conteúdos relevantes e informativos sobre temas relacionados à contabilidade, você:
- Demonstra sua autoridade no assunto;
- Desperta o interesse e a curiosidade dos leitores;
- Direciona o tráfego para seu blog ou site;
- Amplia as possibilidades de ser localizado pelos clientes quando necessitarem de serviços contábeis.
Mais cliente, mais faturamento
Adotar o marketing para crescer no mercado contábil é uma prática comum a negócios de sucesso da área. Afinal, as estratégias geram mais leads e clientes para o seu negócio.
Sabe o que são leads? Leads são indivíduos que manifestam interesse em seus serviços e disponibilizam suas informações de contato em troca de algum benefício. Esse benefício pode ser uma planilha ou uma consulta gratuita.
Ao captar leads qualificados, você pode nutri-los com mais conteúdos relevantes e educativos. Dessa forma, eles vão te conhecendo até estarem prontos para contratar seus serviços.
Com essa estratégia, você aumenta sua taxa de conversão e, consequentemente, seu faturamento contábil.
Relacionamento e credibilidade
Por fim, outra vantagem do marketing para contadores é o fortalecimento dos laços com os clientes que já possuem e com os potenciais.
Você irá manter um contato frequente e personalizado com eles, oferecendo suporte, tirando dúvidas, solicitando feedbacks e enviando novidades.
Ao fazer isso, você cria um vínculo de confiança e credibilidade com os clientes. Eles passam a te ver como um parceiro e não apenas como um fornecedor.
É um estímulo à fidelização e à recomendação dos seus serviços para outras pessoas.
Percebe como é importante fazer marketing e aprender como se manter competitivo no mercado contábil?
Qual o melhor caminho para fazer marketing para contabilidade? Com boas estratégias!
Como fazer marketing contábil
Para fazer marketing contábil de forma eficiente e ética, é preciso seguir alguns passos básicos:
1 – Entenda quem são seus clientes
O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo.
Quem são seus clientes ideais? Quais são suas características demográficas, comportamentais e psicográficas? Quais são seus problemas, necessidades e desejos em relação à contabilidade?
Para ter as respostas, faça pesquisas de mercado, analise sua base de clientes atual e crie personas.
Personas são representações fictícias dos seus clientes ideais, que ajudam a direcionar suas estratégias de marketing.
2 – Defina as estratégias de marketing
O segundo passo do marketing para contadores é definir as estratégias que serão utilizadas para alcançar seus objetivos. Veja alguns exemplos:
- Marketing de indicação: consiste em incentivar os clientes satisfeitos a indicarem seus serviços para outras pessoas. Em troca, ofereça benefícios ou recompensas. Com indicações, você pode ampliar sua rede de contatos e gerar mais negócios.
- Marketing digital: é o uso de ferramentas e canais digitais para promover seus serviços contábeis, como redes sociais, sites, blogs, e-mails, anúncios online, entre outros. O objetivo é aumentar a visibilidade, o tráfego e a conversão dos clientes.
- Marketing de conteúdo: consiste em criar e distribuir conteúdos relevantes e educativos sobre temas relacionados à contabilidade, como artigos, vídeos, podcasts, e-books, webinars, entre outros. A finalidade é atrair, educar e engajar os clientes potenciais, gerando autoridade e confiança.
- Marketing de relacionamento: nada mais é do que manter um contato frequente e personalizado com os clientes atuais e potenciais. Isso é possível oferecendo suporte, tirando dúvidas, solicitando feedbacks e enviando novidades. Essa iniciativa fortalece o vínculo, a fidelização e a recomendação dos seus serviços.
Respeite o código de ética da classe
Ao adotar as estratégias de marketing para contabilidade, você precisa respeitar o código de ética profissional do contador.
Ele estabelece os princípios e as normas que devem nortear a conduta do profissional da contabilidade, tais como:
- Zelar pela dignidade e pelo prestígio da profissão;
- Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;
- Não praticar concorrência desleal ou propaganda enganosa;
- Guardar sigilo sobre as informações confidenciais dos clientes etc.
Aprendeu como fazer marketing para contabilidade?
Como a Fábrica ajuda você a se manter competitivo no mercado contábil
A Fábrica de Contabilidade é uma empresa especializada na terceirização de tarefas contábeis. O propósito é proporcionar maior espaço para o aprimoramento dos contadores e impulsionar a lucratividade dos escritórios contábeis.
Ao contratar os serviços da Fábrica, você pode se dedicar mais ao marketing contábil e ao atendimento dos seus clientes. Sabe por quê? Porque nós cuidamos das tarefas operacionais e burocráticas da contabilidade.
E tudo isso com uma equipe qualificada e experiente para executar suas demandas com agilidade, qualidade e eficiência.
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Conclusão
O marketing contábil desempenha um papel fundamental na diferenciação em um cenário competitivo. Ele possibilita o aumento da visibilidade, da reputação e da credibilidade de contadores e empresas de contabilidade.
Isso resulta em maior abertura para oportunidades de negócios e na construção de relações sólidas com os clientes.
Porém, adotar o marketing para crescer no mercado contábil é uma prática que deve ser executada com boas estratégias.
Conhecer o público-alvo, definir as estratégias mais adequadas e respeitar o código de ética profissional do contador são algumas delas.
Além disso, você pode contar com o apoio de uma empresa especializada em terceirização de rotinas contábeis para se concentrar no que realmente importa: o seu marketing.Saiba como escolher o parceiro ideal para terceirização contábil da sua empresa!